Ser santo fora da igreja

"Ide e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15)

2011
Ser santo sem deixar de ser jovem.

Você provavelmente já ouviu alguém falar que é muito fácil ser cristão dentro da igreja, se não ouviu, eu afirmo pra você agora. É muito fácil ser cristão dentro da igreja! Todo mundo prega a mesma fé que você, todos trabalham juntos pelo mesmo objetivo, a Salvação. Se você fala alguma expressão tipicamente católica, por exemplo “Está na Hora da Misericórdia!”, dentro da igreja você não precisa explicar pra outra pessoa o que é essa hora, muito provavelmente ela vai se ajoelhar e rezar junto com você.

Porém, estar cercado pelos muros da igreja não vai te dar a Salvação, evangelizar quem já está evangelizado, não vai servir para propagar a Boa Nova. É necessário fazer isso no mundo, mas é aí que o bicho pega. Ser cristão e católico no mundo é difícil por demais, por isso tanta gente desiste. É muito difícil você fazer o sinal da cruz, ouvir uma rizadinha e não se incomodar com aquilo. É chato ser julgado porque você não sai para a bebedeira e beija todos os seres humanos na balada. Soltar um palavrão no trânsito ao ser fechado pelo carro na frente, ao invés de rogar a Deus que aquele motorista não cause um acidente.

Usar palavras é ótimo para evangelizar, mas para quem quer ser evangelizado, como as crianças na catequese, que estão ali para descobrir um pouco mais sobre como ser católico. Mas o seu vizinho não está disposto a parar para te ouvir falar sobre sua Igreja, então qual o método a ser usado?

Você me dá licença para citar nosso amado Papa Francisco? Que em um de seus encontros com os jovens na JMJ da Cracóvia, falou: “Porque acredito em Jesus Cristo e anuncio Jesus Cristo e não somente com a Palavra, mas com a vida”. Isso é evangelizar, dar testemunho da sua fé com seus atos. Ao invés de falar de caridade, fazer caridade. Não falar do amor, mas amar. Não julgar, mas se compadecer. E tudo isso é muito difícil, é dar mais do que você recebeu, eu sei. Mas você não precisa se tornar a Santa Madre Tereza de Calcutá do dia pra noite, isso é inviável e fará você desistir rapidinho. Comece devagar e de preferência com a sua família.

Um passo de cada vez, rumo a santidade.