Em razão da pandemia provocada pela disseminação do COVID-19, a Igreja reconhece seu dever de colaborar com as autoridades civis para conter o alastramento desta doença e proteger os fiéis, especialmente os mais vulneráveis. Por isso, algumas medidas urgentes e excepcionais precisarão ser tomadas pelos próximos dias. Confira:

1- Por determinação de D. Sérgio da Rocha, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília, estão suspensas todas as missas presenciais e demais celebrações litúrgicas coletivas até o dia 05 de abril de 2020, enquanto estiver em vigor o Decreto do Governo do Distrito Federal, n° 40.539, de 19 de março de 2020. Este prazo poderá ser prorrogado.

Considerando a impossibilidade de participação nas celebrações, enquanto durar a proibição na Arquidiocese de Brasília, os católicos ficam dispensados do compromisso de participar das missas (conforme o cân. 1248, parágrafo 2º, do Código de Direito Canônico). São convidados a permanecer em oração, em suas casas, através das missas transmitidas pelos meios de comunicação (rádio, TVs, redes sociais), bem como, da leitura orante da Bíblia, do rosário de Nossa Senhora e da Via Sacra, dentre outras formas de oração.

É possível acompanhar, aos domingos, as missas celebradas pelos Bispos da nossa Arquidiocese que serão transmitidas pelo Youtube: https://www.youtube.com/user/arqbrasilia

2 – Estão igualmente suspensos os mutirões de confissões, inclusive o que estava agendado para ocorrer em nossa paróquia no dia 25/03.

3- Estão igualmente suspensas todas as atividades da catequese, inclusive a celebração dos Sacramentos da Iniciação Cristã, bem como os cursos de formação, assembleias, retiros, encontros pastorais, quermesses e quaisquer eventos em que haja aglomeração de pessoas.

4 – Após deliberação do G7, com aprovação do Pároco, estão suspensas todas as atividades do EJOC na Paróquia até o fim da pandemia e o XV EJOC está cancelado.

5 –  As celebrações dos Sacramentos do Batismo e de Crisma serão adiadas, à espera de nova orientação. Quanto à celebração dos matrimônios, a secretaria tratará de cada caso individualmente.

6 – Por orientação da Arquidiocese, também estão suspensas as visitas domiciliares dos Ministros da Eucaristia aos doente e idosos.

7 – Todos os fiéis são chamados a se empenhar ao máximo na obediência às determinações das autoridades civis, especialmente em relação à necessidade de isolamento social. Todos devem, igualmente, reforçar os hábitos de higiene, com a limpeza adequada das mãos, e rezar com frequência para que o auxílio divino venha em nosso socorro neste tempo difícil.

Que a Virgem Maria, saúde do povo de Deus, interceda por nós e providencie, junto ao seu Filho, uma rápida recuperação aos que sofrem.