
O processo de Iniciação à Vida Cristã, vivenciado na catequese, tem como objetivo gerar novos cristãos e ensiná-los a viver conforme a Sagrada Escritura e a Doutrina da Igreja, inserindo-os na comunidade de fé. Um dos momentos importantes deste caminho é a recepção dos Sacramentos da Iniciação: Batismo, Eucaristia e Crisma.

A Igreja orienta que o momento ideal para que os novos cristãos recebam estes sacramentos é o Tempo da Páscoa, preparado pela vivência Quaresma. De fato, “a Quaresma renova a comunidade dos fiéis juntamente com os catequizandos e os dispõe para a celebração do mistério pascal, ao qual os sacramentos de iniciação associam cada um” (Cf. RICA, n. 21).

Por isso, no Primeiro Domingo da Quaresma, em nossa Igreja Matriz, foi realizada a celebração da eleição, na qual os catequizandos, “com a fé esclarecida e firme desejo de receber os sacramentos da Igreja” são admitidos entre os que participarão dos Sacramentos da Iniciação na próxima Páscoa e convidados a “seguir o Cristo com maior generosidade” (Cf. RICA, nn. 133-134).

Na homilia da celebração, o pároco, Pe. José Raimundo, exortou os catequizandos e todos os presentes a viverem com vigilância este Tempo da Quaresma. Ela ressaltou o exemplo do próprio Jesus, que foi tentado no deserto, mas resistiu às tentações. “Jesus foi tentado por três vezes e três vezes ele ganhou do demônio“, afirmou o padre, encorajando a comunidade a lutar contras as tentações do dia-a-dia.
Após a homilia, a Comissão Missionária Catequética da Matriz apresentou ao Pároco e à comunidade os catequizandos que pediam a eleição. Ao todo, 50 (cinquenta) crianças das turmas de Eucaristia e 75 (setenta e cinco) jovens/adultos das turmas de Crisma foram chamados pelo nome. Seus nomes foram, também, inscritos no Livro do Eleitos, colocado diante do altar.
O Pároco indagou aos catequistas e catequizandos sobre a sua disposição para a recepção dos Sacramentos. Após os catequizandos responderem que desejavam recebê-los segundo a fé católica, o sacerdote consentiu: “Eu declaro vocês eleitos para receberem os sacramentos do Batismo, do Crisma e da Eucaristia nas próximas solenidades pascais“. Com grande alegria, os eleitos foram saudados pela comunidade com palmas.

Durante a Quaresma, os catequizandos eleitos irão se dedicar ao Tempo de Purificação e Iluminação, meditando a Palavra de Deus e participando das celebrações dominicais. No Primeiro Domingo da Páscoa, os jovens/adultos irão receber os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. Já as crianças, receberão os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia na Terceira Semana da Páscoa (Sábado e Domingo).
Rezemos pelos nossos eleitos!