Catequizandos participam da Celebração da Eleição na Igreja Matriz

1772
Catequizandos das Turmas de Eucaristia

O processo de Iniciação à Vida Cristã, vivenciado na catequese, tem como objetivo gerar novos cristãos e ensiná-los a viver conforme a Sagrada Escritura e a Doutrina da Igreja, inserindo-os na comunidade de fé. Um dos momentos importantes deste caminho é a recepção dos Sacramentos da Iniciação: Batismo, Eucaristia e Crisma.

Turma de Adultos

A Igreja orienta que o momento ideal para que os novos cristãos recebam estes sacramentos é o Tempo da Páscoa, preparado pela vivência Quaresma. De fato, “a Quaresma renova a comunidade dos fiéis juntamente com os catequizandos e os dispõe para a celebração do mistério pascal, ao qual os sacramentos de iniciação associam cada um” (Cf. RICA, n. 21).

Turma de Jovens

Por isso, no Primeiro Domingo da Quaresma, em nossa Igreja Matriz, foi realizada a celebração da eleição, na qual os catequizandos, “com a fé esclarecida e firme desejo de receber os sacramentos da Igreja” são admitidos entre os que participarão dos Sacramentos da Iniciação na próxima Páscoa e convidados a “seguir o Cristo com maior generosidade” (Cf. RICA, nn. 133-134).

Pe. José Raimundo (Pároco)

Na homilia da celebração, o pároco, Pe. José Raimundo, exortou os catequizandos e todos os presentes a viverem com vigilância este Tempo da Quaresma. Ela ressaltou o exemplo do próprio Jesus, que foi tentado no deserto, mas resistiu às tentações. “Jesus foi tentado por três vezes e três vezes ele ganhou do demônio“, afirmou o padre, encorajando a comunidade a lutar contras as tentações do dia-a-dia.

Após a homilia, a Comissão Missionária Catequética da Matriz apresentou ao Pároco e à comunidade os catequizandos que pediam a eleição. Ao todo, 50 (cinquenta) crianças das turmas de Eucaristia e 75 (setenta e cinco) jovens/adultos das turmas de Crisma foram chamados pelo nome. Seus nomes foram, também, inscritos no Livro do Eleitos, colocado diante do altar.

O Pároco indagou aos catequistas e catequizandos sobre a sua disposição para a recepção dos Sacramentos. Após os catequizandos responderem que desejavam recebê-los segundo a fé católica, o sacerdote consentiu: “Eu declaro vocês eleitos para receberem os sacramentos do Batismo, do Crisma e da Eucaristia nas próximas solenidades pascais“. Com grande alegria, os eleitos foram saudados pela comunidade com palmas.

Livro dos Eleitos

Durante a Quaresma, os catequizandos eleitos irão se dedicar ao Tempo de Purificação e Iluminação, meditando a Palavra de Deus e participando das celebrações dominicais. No Primeiro Domingo da Páscoa, os jovens/adultos irão receber os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. Já as crianças, receberão os Sacramentos do Batismo e da Eucaristia na Terceira Semana da Páscoa (Sábado e Domingo).

Rezemos pelos nossos eleitos!