O texto da Segunda Carta aos Coríntios proclamado na Quarta-feira de Cinzas utiliza uma estrutura peculiar. Para ressaltar o protagonismo de Deus, o Apóstolo Paulo coloca a comunidade cristã em posição passiva, suplicando-lhe: “deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5,20) . É Deus quem reconcilia, nós precisamos apenas deixar que Ele faça sua obra. Como nos recorda o Papa Francisco na Mensagem para a Quaresma – 2020 nós não podemos viver a ilusão de “sermos nós os donos dos tempos e modos da nossa conversão a Ele“. Mas é Ele mesmo quem nos impele a buscá-lo neste tempo quaresmal. O tempo de Deus é este! O próprio Apóstolo enfatiza que “é agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2Cor 6 ,2).

Mas como permitir que a graça de Deus atue em nós e nos converta? Como abrir espaço para o tempo de graça que Deus nos reservou? O próprio Cristo nos ensina que o caminho para a conversão passa pelas práticas da oração, do jejum e da caridade, realizadas em espírito de humildade. Estas práticas penitenciais não devem ser feitas como protocolos que seguimos “para serem vistos pelos homens” (Mt 6, 5). Ao contrário, são gestos direcionados ao “teu Pai, que vê o que está escondido” (Mt 6, 18). São gestos que demonstram que somos dependentes e necessitados da ajuda do Pai. O verdadeiro sentido das práticas quaresmais consiste em, através delas, reconhecermos a nossa fraqueza e abrirmos espaço para a ação de Deus!

Aproximar-se de Deus pelas práticas penitenciais é ainda mais belo e eficaz quando não o fazemos sozinhos, mas unidos como Igreja, como Povo de Deus. O profeta Joel põe em relevo este sentido da penitência comum quando pede “tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia” (Jl 2, 15). Todos estão incluídos na convocação do Profeta. Os anciãos e as crianças, a esposa e o esposo, os ministros sagrados e todo o Povo de Deus (Jl 2. 16-17). É uma grande consolação saber que, nesta caminhada quaresmal pelo deserto, não estamos sozinhos. Caminhamos juntos, guiados pela Mãe Igreja, ao lado de nossos irmãos, santos e pecadores, todos sustentados pela graça divina.

Que o Espírito Santo transforme os nossos corações neste tempo quaresmal. Que os nossos esforços para praticar constantemente a oração, o jejum e a caridade escancarem as portas de nossas almas para a ação de Deus. Não deixemos passar esta graça: é hoje o dia da salvação! Convertei, Senhor, os corações do teu povo!

Que tenhamos uma santa quaresma!

Virgem Santíssima, Mãe de Igreja, rogai por nós!