Vamos pular carnaval?!?!

997

“Como assim, irmã? Você tá me chamando pra pular carnaval?”

Você deve estar me perguntando, e eu te respondo, sim, eu estou te chamando pra festa!

“Isso é um absurdo, eu vou falar com o padre, você tá me levando pro mau caminho!!!”

Epa! Alto lá! Não chamei para te levar ao pecado, mas para brincar, se divertir, estar com os amigos, fazer desses dias de descanso um momento agradável com família e amigos. Muitos cristãos católicos têm essa dúvida, de poder ou não pular carnaval. E pra inicio de conversa, nos documentos da Igreja não existe nada que abomine ou incentive essa prática, por tanto devemos considerar que vai de nossa livre escolha participar ou não dessa festa.

Porém, antes que você saia por aí falando que vai pular carnaval e fazer tudo o que quer, porque eu disse que pode, vamos levantar alguns pontos:

“Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.” (1Cor 6,12)

“Pode caminhar sobre brasas sem que seus pés se queimem?” (Pr 6,28)

“Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e o alicia. A concupiscência, de pois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1,14-15)

“Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito.” (Rm 8,5)

“Expor-se a uma ocasião próxima de pecado mortal, que se poderia evitar, já é pecado mortal de imprudência”. (Santo Afonso Maria de Ligório)

O que eu quero dizer com tudo isso?

Você pode sim pular carnaval, mas onde você vai pular? Com quem? Pra onde você vai com a pessoa que você vai, estará tentado a cometer pecado, seja pelo ambiente ou pela pessoa?

Brincar, rir, se divertir não é pecado, muito pelo contrário, é aconselhável que se faça essas coisas, não existe cristão triste, é fruto do Espirito Santo de Deus a Alegria. O que me é condenável seria o rumo que essas “brincadeiras” podem tomar: o uso de drogas licitas e ilícitas, sexo, brigas.

Pule, brinque e se divirta, seja o jovem de Deus no mundo, e não se deixe corromper pelo pecado.