Conheça o livro mais poético da Bíblia

2098

Na Bíblia já sabemos que podemos encontrar histórias de amor, de guerra, de aventura e até dramáticas. Mas hoje, queremos destacar os poemas bíblicos que compõem o Cântico dos Cânticos.

shutterstock
shutterstock

O livro, segundo a Bíblia Jovem da linha YouCat, “é uma coletânea de poemas de amor na qual a voz da amada inicia e depois se reveza com a voz do amado”, ou seja, é uma conversa entre duas pessoas apaixonadas.

“Com grande liberdade e beleza, o livro expressa o amor sensível e sensual de jovens – também como imagem para o amor entre Deus e a alma humana. As duas dimensões formam um conjunto: entrega intensiva e de seu desejo de se relacionar conosco. E no amor a Deus mostra-se a beleza do amor entre homens e mulheres”.

Para o filósofo alemão Franz Rosenzweig, “o Cântico dos Cânticos foi um autêntico cântico de amor “secular” e ele foi também um autêntico cântico “espiritual” do amor de Deus aos seres humanos. O ser humano ama como e porque Deus ama. Sua alma humana é a alma despertada e amada por Deus”.

Como no trecho (Ct 8, 6):

Grave-me como selo sobre seu coração, como selo sobre seu braço. Pois o amor é forte como a morte. E o ciúme é cruel como a morada dos mortos. Suas chamas são chamas de fogo, uma faísca de Javé.

Ao mesmo tempo em que ele fala do amor entre duas pessoas, destaca que a chama vem de Deus (cf. uma faísca de Javé), ou seja, o amor humano é uma expressão e transbordar do amor divino.

Para São Bernardo de Claraval, o Cântico dos Cânticos “é uma canção nupcial que descreve os abraços castos e felizes das almas, a concórdia do coração, o amor mútuo que coincide nas moções dos corações”.

Portanto, se você é uma pessoa romântica, gosta de contos de amor, Cântico dos Cânticos é uma boa leitura para você curtir. Mas também é uma boa pedida para compreendemos ainda mais o tamanho do amor de Deus por nós.

Fonte: Bíblia Jovem – YouCat Fundation